quinta-feira, 4 de agosto de 2011

SSP fortalece ações de Conselheiros de segurança do Polo Coroadinho

Como parte das ações preventivas voltadas para aproximar ainda mais Polícia e Comunidade, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), realizou mais uma reunião com as lideranças comunitárias do Polo Coroadinho.

Durante o encontro, que ocorreu nas instalações da SPCC, no Outeiro da Cruz, nesta quarta-feira (9), o delegado Sebastião Uchoa, superintendente de Polícia Civil da Capital, entregou um veículo descaracterizado ao 10º Distrito Policial (Bom Jesus), e em conjunto com as lideranças traçou metas para as novas ações que serão desencadeadas na área.

“Essa entrega é apenas uma das ações que serão executadas. Com a aquisição do veículo, o delegado Jéferson Portela, titular do Bom Jesus, terá mais mobilidade nos trabalhos de investigações realizados naquela localidade”, ressaltou o superintendente.

Ainda na reunião, o superintendente anunciou que até o final de agosto, será concluída a construção de um auditório no Distrito Policial. No local serão desenvolvidas ações de prevenção como palestras, cursos, entre outros. “O espaço será voltado para atender a comunidade. A primeira ação será o Curso de Multiplicador Voluntário de Defesa Social. Vamos fortalecer, em breve, o efetivo policial no local”, continuou.

As ações serão voltadas, também, para a criação da Rede Amiga de Combate a Violência Urbana Diária. Com a rede, toda a problemática de segurança será discutida e crimes contra a mulher, criança e ao adolescente serão planejadas. Além do polo do Coroadinho, os eixos Cohab/Cohatrac também estão em processo de efetivação da Rede Amiga.

Esclarecimentos

Em relação aos homicídios ocorridos na região, o delegado garantiu que as investigações se encontram avançadas e que todas as providências para descobrir a autoria dos crimes estão sendo adotadas. De acordo com Uchoa, alguns inquéritos levam um período de conclusão maior que outros por causa da necessidade de um detalhamento do caso para materialização da autoria dos crimes.

Para o conselheiro Antonio Alves, do Polo Coroadinho, os resultados dessa parceria entre a Polícia-comunidade serão notados dentro do bairro. “Nesses encontros buscamos um suporte para o desenvolvimento de ações de prevenção da criminalidade e chegar a uma paz social. E sem dúvida estamos conseguindo com cada reunião”, frisou.

O Polo do Coroadinho possui três núcleos dos Conselhos Comunitários de Segurança. O Conseg do Bom Jesus/Primavera abrange sete bairros; o do Parque Timbira, 11 localidades e o do próprio Coroadinho, envolve outros 10 bairros, totalizando 28 comunidades contempladas com a atuação dos Consegs.

Os conselhos comunitários de Segurança é um projeto resultante de um convênio celebrado entre a SSP, por meio da Secretaria-Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional (Sadai) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.

Estiveram presentes, também, no encontro os conselheiros comunitários Maria da Luz, do Bom Jesus; Antonio José Rodrigues, do Parque Timbira, além de outras lideranças comunitárias.

Escrito por ASCOM/SSP
Qua, 03 de Agosto de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário