domingo, 25 de setembro de 2011

Plantão contra poluição sonora volta a funcionar nesta sexta-feira

O plantão da Delegacia de Costumes vai retomar suas atividades na noite de hoje. Ele foi instalado no final de abril deste ano e, com a greve dos delegados, precisou ter suas atividades interrompidas. De volta à ativa, o programa promete trazer inovações para ajudar no combate da poluição sonora.

De acordo com o delegado Sebastião Uchoa, superintendente de Polícia Civil da Capital, três pontos novos podem ser enumerados nesse trabalho. O primeiro deles seria a disponibilização do programa Polícia Civil nas Ruas para atuar juntamente com o plantão.

Segundo Sebastião Uchoa, cinco equipes e mais um delegado, além daquele que realizará os flagrantes na delegacia, vão trabalhar nas ruas efetuando as prisões e apreensões. Cada equipe, conforme explicou o superintendente, terá no máximo três policiais civis por viatura e, o segundo delegado terá a função de perito criminal, comandando as medições que detectam o nível de poluição sonora; as apreensões e as prisões.

Além disso, a retomada do serviço contará com mais uma hora noturna de trabalho. Os Plantões que eram realizados nas sextas-feiras, no horário das 8h até as 3h, agora passam a ocorrer das 8h às 4h. Os de sábado e de domingo, por sua vez, que antes eram de 15h às 3h, passam a ser das 15h às 4h.

O delegado também destacou que agora as fianças serão aplicadas de acordo com o poder aquisitivo de cada infrator, conforme está previsto na lei 12403/2011. “Se a pessoa tem condições de adquirir um equipamento de custos muito elevado, então é justo que dele seja cobrado um valor proporcional a isso”, declarou Sebastião Uchoa.

O superintendente informou ainda que na manhã de ontem, ele esteve reunido com as equipes que vão trabalhar no plantão para acertar as medidas a serem tomadas, diante de circunstâncias possíveis de se enfrentar. “A orientação é autuar em flagrante e aplicar a fiança, conforme o poder aquisitivo de cada um. Em outras palavras, nós vamos mexe no bolso do infrator para que esse crime possa ser combatido de forma mais eficaz”, explicou o delegado, que destacou que a decisão em realizar mudanças surgiu diante da grande demanda de ligações aos números 3214-8653 e 3214-8663, solicitando a ação da Delegacia de Costumes.

Plantão do Maiobão – Durante a conversa com a reportagem do Jornal Pequeno, o superintendente Sebastião Uchoa confirmou a criação de mais um Plantão de Polícia Civil, que será localizado no Conjunto do Maiobão.

De acordo com o delegado, o objetivo de tal medida é diminuir a demanda dos plantões do Cohatrac e da Cidade Operária que estão sendo sobrecarregados. Além disso, pretende-se também facilitar o acesso de moradores de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, além do Maiobão, que hoje precisam se deslocar para o Cohatrac ou Cidade Operária para fazer o registro de uma ocorrência.

Sebastião Uchoa revelou que o local onde o novo plantão vai funcionar já está construído e mobiliado, e que ainda não foi inaugurado porque a Superintendência está aguardando a transferência de policiais do interior do estado para atuarem na capital. “A minha pretensão é de que esse plantão comece a funcionar em até, no máximo, 70 dias, atendendo as suas demandas peculiares. Assim que tivemos o efetivo, os trabalhos nele serão iniciados”, explicou o delegado.

Obs: Matéria extraída do Jornal Pequeno, 23 de setembro de 2011.

Um comentário:

  1. Dr Uchoa gostaria de saber em relação as entidades culturais sem fins lucrativos como por exemplo os BLOCOS TRADICIONAIS que fazem um trabalho social na comunidade do seu bairro, onde essas entidades que faz com que crianças e jovens apredam a se relacionar, e tambem afasta esses jovens da marginalização assim buscando novos caminhos.Caminhos esses que um jovem que poderia estar no mundo das drogas, hoje está incluido nessa entidade que visa o bem cultural e a musicalidade, podendo torna-se um profissional da musica. Papel esse que poderia ser do estado, onde o estado se beneficia dessas entidades para não prestar esse tipo de serviço.
    Bom Dr Uchoa, eu quero falar é que as entidades estão sendo prejudicadas, o que elas precisam fazer para poder ensaiar normalmente sem nenhum risco?
    Já existem varias entidades de Bloco Tradionais prejudicadas por este programa contra a poluição sonora, não quero que o Dr pense que eu seja contra o programa, sou a favor das entidades culturais.ok
    Gostaria de parabenizar a sua palestra na faculdade São Luis no dia 24/10.
    Desde já agradeço a sua atenção.

    Rossini Davemport

    ResponderExcluir