segunda-feira, 25 de maio de 2009

Saudades de Carmen: "Eu procuro Carmen..."

Por Sebastiao Uchoa

In memorian de Carmen Célia de Brito Uchoa, minha saudosa genitora...

Eu procuro Carmen...


Para lha pedir perdão pelas faltas...
Para lhe pedir a presença quando a ausência sentida tem começado a me incomodar...
Para lhe dizer que o arrependimento de nada lhe feito, quando muito poderia lhe fazer,
Faz-se presente...
Pelas saudades formigantes que furam incessantemente meu coração e me pega no vazio da reflexão da vida, que pouco hoje mais me importa continuar vivendo-a, como dantes...
Para lhe pedir por nós que aqui ficamos provisoriamente, ore para que possamos acordar rumo a um mundo de verdadeiros irmãos, justamente pela força de mãe que a senhora representou quando por aqui passou.
Eu procuro Carmen...
Para que me ajude, pedindo ao Pai que acelere minha volta ao verdadeiro lar da vida imortal, quando esta daqui, pouco significado tem e passou a ter pelo seu inesperado afastamento sem nos preparar para a partida tristemente acontecida.
Na minha infância mal vivida, na adolescência dividida, na entrada da maturidade antecipada e...
Na jornada presente sem os eternos ombros seguros a confiar o choro da “ilha” vivida no meio de tantos, mas me sentido só, ainda que os doces familiares que me acompanham e acompanharão, mas nunca substituirão a procura de Carmen em minha vida...
De repente volto a procurar por Carmen...
Na sempre ausência tida, mas pela presentemente sentida,
Volto a procurar por Carmen...
Quando nas minhas idas a Recife e batia à porta da cozinha da casa materna e a chamava por “mãeeee”...
Na sua inocência achava que estava querendo primeiro falar com “pai”,
Quando na verdade, sem as expressões doces da vida por mim vivida,
A senhora que era a preferida...
Eu procuro Carmen...
Quando o seu corpo passou tão logo fora realizado a suspirada cirurgia,
De imediato veio à memória o hino católico “Toca, senhor, toca senhor com teu amor, com teu amor,... Cura do pecado e lava com perdão faz das nossas pedras um novo coração...”
Mesmo que pedisse para que o Pai a deixasse conosco, via a pouca fé e a tamanha impotência humana que me cercava...
Preferir me render e entregá-la às mãos Dele a decisão maior e assim, aceitar dilaceradamente sua “partida”.
Eu procuro Carmen...
Agora, sem saber onde achá-la, resumo a minha triste vida na constante e sobressalta lembrança em dizer: Eu procuro Carmen...
E a solidão que me rodeia, é a sensação de saber que por aqui não tenho como e onde encontrá-la...
Mas continuarei a refazer a esperança de continuar procurando por Carmen, ainda que não a veja mais em matéria (e não tem como), mas em lembrança, ninguém mais me impedirá de procurá-la, pois é na profundeza das minhas saudades que eu eterna e interiormente sempre hei de encontrá-la...
E quando o desespero me voltar a bater a porta pelas saudades que tanto venham a me incomodar, eu sempre direi:
Eu procuro Carmen...Eu procuro Carmen...Eu procuro Carmen...

4 comentários:

  1. Quando a sua saudade bater à porta de Carmen, certamente ela sentirá que o tempo passado neste mundo terreno foi bem aproveitado, ela sentirá que seu papel de mãe foi bem sucedido.
    E bata à porta de Carmen sempre que quiser, sempre que precisar, você bem sabe que ela ainda ouve e que ela ainda atende, mesmo que agora seja por uma presença nem sempre perceptível, mas ela é a " Mãaaaaaaaaaaae" que estava na cozinha e nesse momento ela já descobriu por quem seu chamando se fazia.
    E certamente Carmen estará orgulhosa de poder ter gerado um filho tão cheio de bons pensamentos e bons sentimentos neste mundo tão turbulento.

    Um grande abraço, Uchoa!

    Com carinho,
    Danielle Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Chorei...
    Obrigada por me lembrar da importância de saber aproveitar cada momento, enquanto ainda é possível.

    Calú Miranda

    ResponderExcluir
  3. Oi amado,
    Lindo poema.

    Hoje entendo mais a sua procura,pq dia 22 a minha flor partiu para está com o Senhor.

    É uma saudade enorme, uma dor imensa...só Deus traz consolação nesse momento, mas o lugar delas é insubstituível em nossos corações.

    Temos algo em comum: a saudade eterna.

    Com amizade,

    Januária Pires.

    ResponderExcluir
  4. Bá que Lindo, eu não tinha lido ainda, essa linda homenagem a nossa querida, mãe, Vó , Bisavó, amiga Carmem.
    Lindo demais, estou encantada com seus desabafos!

    Sua Sobrinha que muito te ama..
    Bel

    ResponderExcluir